O processo de injeção assistida a gás CINPRES (Controle Interno de Pressão) foi desenvolvido pela empresa Tamworth, ( uma pequena empresa familiar, rodando o processo de moldagem de espuma estrutural) no início dos anos 80 como forma de produzir peças “ocas” com a superfície de peças moldadas pelo processo de injeção. A CINPRES foi formada em 1984 para licenciar e desenvolver a tecnologia para o mercado global de moldagem por injeção, uma tarefa que continua até hoje com mais de 5000 empresas utilizando a tecnologia CINPRES ao redor do mundo em inúmeros segmentos industriais.
Licenciamento
A Cinpres UK Limited oferece o processo patenteado PEP (Processo de Expulsão do Plástico) sob licença aos seus clientes. As licenças podem ser adquiridas por moldes individuais projetados para usar o processo PEP ou para cada controlador de gás CINPRES que irá executar moldes PEP.
Custo benefício
Os benefícios potenciais da injeção a gás podem ser dividios em duas categorias, custo e design.
Custo
-
Tempo de ciclo reduzido
-
Redução de peso
-
Redução da força de fechamento
-
Redução do consumo de energia
Design
-
Secções espessas podem ser combinadas com secções finas
-
Estruturas ocas podem ser produzidas
-
Estruturas do tipo caixa para melhoram a dureza e rigidez
-
Acabamento classe A
-
Stress interno reduzido
-
Estabilidade dimensional
PROCESSO SHORT SHOT
A cavidade do molde é parcialmente preenchida (70 a 95%) e então o gás nitrogênio é utilizado para completar o preenchimento e substituir o recalque com plástico, pelo recalque com gás.
PROCESSO FULL SHOT
A cavidade do molde é 100% preenchida com material e recalcada com plástico e o gás nitrogênio é utilizado como recalque adicional durante o resfriamento.
PROCESSO PEP
Semelhante ao processo full shot, mas enquanto o gás nitrogênio é injetado, é aberta uma válvula no interior da ferramenta para permitir que o plástico seja deslocado pelo gás para uma cavidade de "derramamento" resultando em um núcleo "altamente oco".